terça-feira, outubro 04, 2005

Marítimo 2-2 FC PORTO

Já esperava dificuldades neste jogo, já é tradição, contudo não esperava que o Marítimo fosse durante a primeira parte tão superior ao Porto. A equipa acusou claramente a derrota com o Artemédia e encontrava-se muito nervosa. Além disso o Marítimo explorou muito bem as (ainda) fragilidades do Porto, durante a primeira parte foi sempre superior ao Porto e explorou bem as faixas e a superioridade que conseguiu no meio campo. Adriaanse corrigiu ao intervalo ao retirar Diego (eu preferia que fosse o Jorginho) e ao colocar Paulo Assunção, o Porto passou a finalmente assumir o jogo e virou o resultado, já depois de Adriaanse arriscar mais um pouco e tirou o Bruno Alves e colocou o Hugo Almeida (esteve bem). Mas mais uma vez houve uma falha de concentração na hora de defender e voltamos a sofrer um golo que deu o empate ao Marítimo.

Olhando para a globalidade do jogo acabou por ser um bom resultado, contudo não podemos desperdiçar pontos desta forma.

Relativamente aos erros de Arbitragem, foi bem invalidada a jogada que dava o 2-0 ao Marítimo mas houve um pénalti que não foi assinalado contra o Porto, a queda é forçada e o Ricardo Costa tentou retirar o pé mas acho que tinha que ser marcado o pénalti.

O Porto necessita de um patrão na defesa, na equipa só vejo um, o Jorge Costa mas as suas debilidades físicas e a sua falta de velocidade (factor muito importante para este sistema de jogo) condicionam e muito a sua entrada na equipa mas vai chegar a altura de entrar, é uma questão de tempo. A única solução que eu vejo neste momento é o regresso do Pedro Emanuel e talvez acompanhado pelo Bruno Alves, o Ricardo Costa tem falhado muito. Mas todos eles têm que apurar o seu posicionamento no campo assim como o tempo de entrada á bola.

Para agravar isto tudo há ainda o pouco apoio que o meio campo dá a esta defesa, os centrais e laterais (quando lá estão e não estão a recuperar posição no campo) do Porto levam várias vezes pela frente com os adversários com a bola já dominada e em velocidade, isto não ajuda às debilidades que a defesa já tem. Os médios do Porto quando não têm a bola têm que marcar melhor e compensar as subidas dos laterais. Acho que jogar com Diego/Lucho/Ibson neste sistema de jogo não ajuda, são três grandes jogadores mas todos atacam muito e não está ninguém a ler o jogo defensivo da equipa e a dar apoio imediato à defesa. Quando o Porto muitas vezes perde a bola estão os três ou à frente ou em linha com a bola o que não permite que passem logo a defender, têm antes que recuperar no terreno e enquanto isso aparece um rápido contra-ataque.

Penso e espero que com o tempo esse equilíbrio vai aparecer e o Porto vai começar a defender muito melhor, o suficiente para consumo interno, para as competições Europeias vai ser para já mais complicado.
Cheguei a ver o AZ Alkmaar a defender e bem aqui em Alvalade por isso este Porto também o vai fazer.