segunda-feira, setembro 19, 2005

Braga 0 - 0 FC PORTO...mas foi um grande jogo

Um jogo de grande nível. Não fosse a incerteza de saber se o Braga não vai falhar na recta final, diria que jogaram os dois principais candidatos ao título. Não me estou a esquecer do Sporting mas também não sei se vai ser uma equipa irregular com o foi no ano passado. O Benfica está melhor, é um facto, quero contudo ver frente a um adversário que discuta o jogo, Lille e Leiria não o fizeram ou não o souberam, que é mais certo. E não quero com isto estar a tirar mérito às ultimas vitórias que são merecidas.

Voltando ao Braga vs Porto, foi o melhor jogo que vi do Porto este ano, a equipa esteve com um pendor ofensivo que nos tem habituado mas muito melhor quando tinha que defender, esteve concentrada e com compensações muito boas. Ainda não é o Porto que eu pretendo mas já me dá mais confiança para o tipo de jogo que pratica, com um pendor atacante muito forte. Dá-me mais confiança ainda por saber que vão evoluir mais (os adversários também, eu sei) e que há jogadores importantes que se encontram lesionados e que ainda vão acrescentar mais qualidade.

O Braga mostrou neste jogo que é uma equipa muito difícil de bater. A manutenção de grande parte da equipa, principalmente na defesa que só chegou Luís Filipe, dá-lhes uma enorme solidez e organização. Pelo óptimo jogo que o Braga fez e pela qualidade da sua equipa é que acho que foi o melhor jogo do Porto este ano. O Porto foi sempre superior, criou mais uma vez bastantes ocasiões de golo, mais uma vez também estiveram um pouco perdulários mas aqui tem que se dar muito mérito à defesa do Braga e ao Paulo Santos.

O Benny McCarthy que hoje não esteve nos seus dias embora não tenha estado muito mal, podia inclusive ter marcado não fosse o Paulo Santos, mostrou a todos que não existe, ou não existiu, mais nada do que um desrespeito por uma norma interna e que foi punido por isso. É certo que ele pretende sair, toda a gente sabe, mas também pretende continuar a ajudar o Clube enquanto não o deixarem partir. Co Adriaanse esteve bem a gerir este processo e não teve problemas em chamá-lo à equipa quando achou que era necessário, independentemente do que poderiam insinuar sobre a situação. É aqui que se reconhece um líder e ele está a mostrar que é um óptimo líder.
Uma nota para o Bruno Alves, fez um bom jogo e quase sem falhas, é um jogador alto, rápido e possante e mostrou hoje que pode ser uma mais valia nesta equipa, apesar de alguma impetuosidade em algumas entradas. Confio muito mais nele do que no Pepe e estranho que entre os dois o Pepe leve vantagem, pelo menos até à data. Relativamente aos restantes, o Sonkaya defende relativamente bem, embora seja algumas vezes “comido” no um para um nas alas mas a atacar parece-me mediano, o Bosingwa tira-lhe o lugar. O Jorginho tem andado mais apagado nos últimos jogos mas é claramente um óptimo reforço. Os restantes elementos estiveram todos em bom plano, principalmente o miúdo Ivanildo que teve umas arrancadas pelo lado esquerdo muito boas, tem futuro este miúdo.