quinta-feira, julho 28, 2005

Prognósticos

Relativamente ao meu FC do Porto, que é quem tem o melhor plantel, está a completar a formação de uma nova equipa, depois das saídas dos Vencedores do Campeonato Nacional, Liga dos Campeões, Taça UEFA, Taça Intercontinental e Super-taça de Portugal, começa uma nova era de conquistas (espero eu J). Têm muitas soluções e de qualidade para competir nas três competições. A direcção está apostada em dar todas as condições à equipa técnica e não pretende que seja a dança de Treinadores como foi no ano passado e como nunca se viu na era Pinto da Costa. Qualquer problema que possa vir a haver com algum Jogador, seja ele quem for será rapidamente resolvido como sempre foi naquele Clube, por isso não será por ai que as coisas podem ou não complicar-se para o Treinador. Pelo pouco que vi na pré-época acho que se começa a praticar um bom Futebol, bonito, com rigidez táctica em que os jogadores sabem o que andam a fazer no campo (ai que saudades que eu já tinha disto) e uma pressão alta como não vi na ultima época e que era referência do Porto. O carisma do Clube, a Disciplina, os óptimos Jogadores que fazem parte da equipa (salvo uma ou outra excepção, mas eles também são tantosJ), o bom Treinador e a vontade de Pinto da Costa terminar em Glória (mais um vez) mais este mandato (que poderá ser o último) dão-me garantias que os tempos vão ser risonhos no FC do Porto.

O benfica tem a vantagem de ter mantido o núcleo duro (excepção para Miguel, excepção de peso convenhamos) mas continua a ter uma equipa curta, principalmente agora que estão na fase de Grupos da Liga dos Campeões, o desempenho nesta competição ditará muito do futuro próximo do slb (não é fácil meus amigos, nada fácil). Apesar de tudo têm um bom Treinador tiveram dois óptimos reforços, para o meio campo, Beto e para a defesa, Andersson, mas mantêm-se as lacunas no ataque e agora no lado direito da defesa (o Porto não está muito melhor nesta posição). Quero ver como é que a equipa se adapta à pressão de terem de defender o título, a nível Nacional, e defender as expectativas criadas a nível Internacional.

O Sporting, bem eu aqui acho que não consigo fazer um prognóstico, a equipa continua com os mesmos problemas na defesa, um Guarda-redes que tem óptimos reflexos mas graves problemas técnicos para aquela posição e ainda uma capacidade psicológica de uma "Galinha":)); continua a praticar um futebol bonito mas será que irá ser intermitente como na ultima época?? Conseguirá Peseiro, agora que despachou o Rui Jorge e o Pedro Barbosa, ter autoridade naquele balneário??, é que continuam lá Liedson, Polga, Rochenback. Contudo agrada-me (sei que também o dinheiro não abunda), a aposta nos Jovens que provêm da formação, esse é o caminho, neste caso para o Sporting quase que não há outro mas esse é o caminho a seguir por todos e penso que os clubes já se aperceberam disso, uns mais que outros, uns mais por estratégia outros mais por necessidade mas a aposta na formação e o aproveitamento dessa mesma formação começa a ser uma realidade, muito curta é certo mas é um principio.

Falando um pouco das restantes equipas, pelo pouco que eu tenho acompanhado, acho que o Belenenses se prepara para fazer uma boa época, reforçou-se bem, com Jogadores com valor e experientes na Superliga, acho que já se nota na boa pré-época que estão a fazer.

O Boavista poderá será também uma equipa a ter em conta, caso o Carlos Brito consiga fazer um trabalho no mínimo igual ao que fez no Rio Ave e parece-me que está no bom caminho, não sei ainda é um pouco cedo para o dizer.
A Académica com a manutenção do Professor Nelo Vingada terá com certeza uma época estável, as restantes são para mim neste momento uma incógnita, no Rio ave o Sousa vai ter, acho eu, o fantasma de Carlos Brito mas ele é um bom Treinador e com experiência conseguirá dar a volta a isso. Todas as outras acho que qualquer uma poderá ser candidata à descida, a ver vamos.